Ainda existe a crença segundo a qual os vereadores teriam pouca importância, sendo perfeitamente dispensáveis, servindo mais como um estágio para políticos novatos e/ou protegidos de algum cacique. Ou aqueles sem ambição ou talento para cargos de maior prestígio, mas favorecidos pelos mesmos caciques.
Isso não é a essência da função. Vereadores servem para criar as leis municipais e defender os interesses de alguma região da cidade.
Eles são os legisladores do município, assim como os congressistas legislam para o Brasil. A importância desses senhores é grande, ou pelo menos deveria ser, principalmente nas cidades grandes como a metrópole paulistana. Não precisaria repetir isso.
Mesmo assim, a mídia insiste em não dar importância aos vereadores, destacando apenas uns candidatos folclóricos para puxar votos.
Uma nação é politicamente madura quando os legisladores serem dignos de respeito, cientes de seu poder, preocupados com seus eleitores e não apenas com seus votos ou nas benesses do cargo, vigilantes contra os abusos dos outros dois Poderes, Executivo e Judiciário, e vigiados pelo povo.
Quem os leitores do blog gostariam de destacar como candidato a vereador?
Nenhum comentário:
Postar um comentário