quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Da série 'Noventolatria', parte 9 - Os 20 anos da morte de Lady Di

Morta há exatos 20 anos, a princesa Diana era sinônimo de beleza e altruísmo, mas também significava uma vida de "pobre menina rica". Teve um casamento infeliz com o príncipe Charles, com quem teve os filhos, príncipes William e Harry, dedicou-se a causas humanitárias como a luta contra as minas terrestres e a AIDS, teve sérios atritos com os protocolos oficiais da realeza britânica e foi alvo constante dos paparazzi, principalmente devido aos casos extraconjugais. 

Diana Spencer, princesa de Gales (1961-1997) (Divulgação)

Se ela estivesse viva, estaria com 56 anos. Morreu aos 36, num acidente de carro até hoje mal explicado, juntamente com seu último amante, o playboy egípcio Dodi al-Fayed, supostamente causado pela perseguição de fotógrafos. Teorias da conspiração tentam desvendar o evento trágico que chocou e comoveu o mundo, geralmente confundindo os fatos ainda mais (clique AQUI, de acordo com o site "Megacurioso"). 

A princesa é lembrada até agora por ser um dos ícones dos anos 90, a década marcada pela maior consciência ambiental e pelo fim da Guerra Fria. Com sua morte terrível, ela marcou o ano de 1997, mais do que qualquer outro acontecimento: naquele ano, houve a grande crise econômica mundial, mas também a mania do brinquedinho eletrônico chamado de tamagotchi (o maldito bichinho virtual) e o auge do grupo baiano de axé É o Tchan!, entre outros aspectos lembrados pelos noventólatras.

Não faria muito sentido especular sobre "e se ela estivesse viva?", mas possivelmente estaria a conservar parte da beleza, talvez com intenções de levar os netos para viagens humanitárias, causando preocupações ao príncipe William, mais afeito à tradição, e principalmente à Sua Majestade Britânica, a rainha Elizabeth II. 

Para se ter uma ideia da vida breve da princesa, o atual presidente do Brasil, Michel Temer, era já adulto quando Lady Di nasceu, e a Kombi, veículo que só foi tirado de linha em 2013, já estava em produção naquele tempo. Mas estas são curiosidades que nem todos vão querer saber. A vida de Diana Spencer e seu significado para o mundo merece mais destaque do que isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário