sexta-feira, 24 de maio de 2024

VLT para a Zona Norte?

 A Zona Norte de São Paulo é uma região com deficiências no transporte público, e um projeto apresentado recentemente pelo Instituto de Engenharia de São Paulo despertou algum interesse: um VLT para ligar o Mandaqui até a Estação Barra Funda, usando o percurso da Avenida Engenheiro Caetano Álvares. 

Este projeto custaria em torno de R$ 1,9 bilhão, em parte custeado pela iniciativa privada. 

Isso vai sair do papel? (Divulgação)

Apesar de não ser um projeto de metrô propriamente, supriria parte das demandas na região, constituída por Mandaqui, Imirim, Casa Verde Média e Bairro do Limão, nunca lembrados nos projetos de expansão da rede metroviária. 

Este projeto, porém, demorará para sair do papel. A Prefeitura não tem nada definido para esta região, apesar de lançar novos projetos de VLT, para a região central da cidade, passando pelo Parque D. Pedro II, Praça da República e Mercado Municipal. A única linha pronta é a famigerada Prata, entre Vila Prudente e Jardim Colonial, na Zona Leste, com um projeto em andamento para ligar o Aeroporto de Congonhas ao Morumbi, este já muito atrasado e gerando dores de cabeça para os moradores de uma vasta região da "zona nobre" da metrópole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário