quinta-feira, 19 de julho de 2018

Assuntos amenos, para variar

Este blog poderia estar escrevendo sobre a prisão do tal “Dr. Bumbum”, a insistência de Lula de se considerar candidato e querer disputar as eleições presidenciais sendo condenado judicialmente, ou a decisão do parlamento israelense de considerar Israel um “estado-nação”, deixando a cidadania plena apenas para quem fala o hebraico e tem ascendência judaica.
Contudo, às vezes é necessário abandonar um pouco esses assuntos nefastos. Vou comentar um pouco sobre notícias mais agradáveis.

1. Uma pesquisadora brasileira descobriu um tratamento promissor para a degeneração macular seca relacionada à idade. Até recentemente considerada incurável e tratada apenas por paliativos como lentes especiais, essa doença dos olhos que leva à cegueira na região central do olho, arruinando a qualidade de vida de seus portadores, enfim poderá ter uma solução à vista. A doutora Carina Costa Cotrim, do Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto, extraiu células-tronco retiradas da medula óssea de pacientes e injetou-as no interior dos olhos afetados; em alguns casos, a degeneração macular estacionou e até regrediu, possibilitando a melhoria da visão. Para mais informações, clique AQUI.

A Dra. Carina, responsável pela pesquisa sobre tratamento de degeneração macular com células tronco (Divulgação)
2. Os meninos que estavam presos na caverna Tham Luang, no norte da Tailândia, receberam alta e saíram do hospital, para visitarem o templo budista Pha That Doi Wao e agradecerem o heroico resgate feito por uma equipe de mergulhadores locais e estrangeiros. Eles homenagearam o mergulhador Saman Kuman, morto na tentativa de tirar os jovens “Javalis Selvagens” da caverna inundada.

 
Os "javalis selvagens" foram ao templo para agradecer o resgate (Thai News Pix/AFP)


3. Esta não é exatamente uma notícia edificante, mas se destaca pela criatividade (ou maluquice): um fã da luxuosa marca Lamborghini transformou seu humilde Fiat Uno 2002 em uma réplica esportiva. O mecânico Edimar Souza Goulart, de Rondonópolis (MT), preservou a suspensão e o motor, e todo o resto foi modificado. O resultado chamou a atenção, embora o carro só tenha aparência esportiva, pois o motor original, bem mais fraco do que o de uma possante macchina legítima, não vai permitir loucuras na estrada. 

Parece um Lamborghini, mas é um Uno modificado (?!) (Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário