terça-feira, 17 de julho de 2018

Dia do emoji

Hoje foi comemorado o dia mundial do "emoji", mais uma aparente tolice referendada por muitos usuários das redes sociais e de aplicativos como o Whatsapp.

No dia 17 de julho de 2002, a Apple, pioneira no uso dos símbolos para a comunicação, lançou seu aplicativo iCal, um calendário virtual. Em homenagem à empresa, o criador da Emojipedia Jeremy Burge instituiu, em 2014, o dia mundial das carinhas amarelas.

Ao mesmo tempo, alguns assuntos foram notícia neste dia:

😖
O encontro entre o presidente americano Donald Trump e o líder russo Vladimir Putin em Helsinque, capital da Finlândia, foi considerado uma perda de tempo, além de pouco trazer de informativo ao resto do mundo. Trump tentou negar a suposta influência russa na manipulação das eleições presidenciais em 2016, e perdeu uma boa oportunidade para expressar as posições americanas a respeito de questões como a anexação da Criméia, a guerra civil na Síria, os envenenamentos de um ex-espião russo, sua filha e dois cidadãos britânicos com o agente Novichok. Houve irritação dos políticos americanos, até mesmo entre republicanos históricos, por causa do comportamento de seu presidente.




O encontro entre Trump e Putin não impressionou o mundo - foi usado o emoji indicando isso na foto (Kevin Lamarque/Reuters)

😡
Mais um caso de erro médico somado à obsessão por uma beleza "ideal" revoltou o Brasil. Uma paciente vinda de Cuiabá consultou o notório "Dr. Bumbum", como é conhecido o médico esteticista Dr. Dênis César Bastos Furtado, e após a cirurgia para remodelamento dos glúteos teve complicações e morreu. Os procedimentos foram cheios de irregularidades, segundo relatos de testemunhas, como o furto de objetos pessoais da vítima e o procedimento ser feito no imóvel residencial do médico, em Brasília. Cabe uma investigação para verificar as acusações. O país está farto de profissionais matando pessoas por ações negligentes ou mesmo dolosas, sendo verdadeiros assassinos com CRM.


🙅
Também há uma nova investigação de golpes pelo Whatsapp, feita pela Polícia Federal. As vítimas são autoridades públicas, como os ministros Eliseu Padilha e Carlos Marun, e também a mulher do presidente Michel Temer. Golpistas não querem fazer retaliação contra esses nomes, acusados de lesarem o povo. Fazem isso porque os alvos têm dinheiro, e qualquer um dotado de posses pode ser vítima desses criminosos. Quando houver uma proposta suspeita em redes sociais, muito cuidado! Nunca clique nos links incluídos nela, e trate-a como spam.


🐭
Os torneios nacionais de futebol voltaram após a Copa do Mundo e já se nota o baixo nível dos jogos. Juízes omissos, simulações, reclamações abusivas, faltas violentas, expulsões e poucos chutes a gol. Na Copa do Brasil, por exemplo, a partida entre Vasco e Vitória, nas oitavas-de-final, não pode ser comparada a nada daquilo que se viu na Rússia. Para piorar, uma ratazana apareceu, mostrando o nível sanitário do estádio de São Januário. O animal logo se tornou motivo de deboche em memes humorísticos, e também serviu para ridicularizar o Vasco da Gama, dono do estádio, que venceu a partida por 2 a 0, mas foi eliminado porque no Barradão, em Salvador, ele havia perdido por 3 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário