quarta-feira, 18 de junho de 2014

Da série 'Copa no Brasil - parte 11' - Camarões flambados

Após os grandes jogos do grupo B, esta partida do grupo A só tem certo interesse porque define as estratégias para a Seleção avançar às oitavas e enfrentar a terrível Holanda e o perigoso Chile (este último freguês dos canarinhos, mas com tudo para quebrar o paradigma e estragar a festa). Croácia e Camarões foram para Manaus decidir quem irá impedir pelo menos o México de avançar.

O time dos Balcãs estava abalado pela má arbitragem no jogo inaugural, e uma vitória corrigiria os rumos. Os representantes da costa oeste africana (são quatro nesta região, tirando a Argélia, mais ao norte) precisavam de uma vitória para sobreviver.

Surpreendemente, a Croácia mostrou que quer mesmo avançar. Mostrou um futebol superior ao combalido time de Camarões, que não tinha Eto'o. A falta do craque foi fatal para os africanos, que vão para casa mais cedo e só cumprir tabela contra o Brasil, o que não é necessariamente uma barbada para nós, pois eles podem surpreender e não querer sair da Copa sem um empate ou mesmo uma (improvável) vitória. 

Improvável, pois os europeus aplicaram um contundente 4 a 0, aproveitando a expulsão de Song no final do primeiro tempo, quando os croatas já haviam feito um gol, graças a Perisic e Olic. Com apenas dez em campo, e sem o brilho do já citado Eto'o, os camaroneses foram presas fáceis. Levaram mais três: Perisic (2 min.), Mandzukic (16 min.) e novamente Mandzukic.

Com isto, a Croácia desconta sua ira nos Camarões e de quebra ainda os manda de volta mais cedo. O time africano é o terceiro a ser eliminado. Os croatas ainda precisam de uma vitória sobre o México para conseguirem a vaga. Ou um empate, no caso do Brasil perder de Camarões, mas isso seria uma quimera (ou não).

Depois de um dia pavoroso, a Brazuca voltou a ser bem tratada hoje. Amanhã tem Colômbia x Costa do Marfim e Inglaterra x Uruguai. Japão x Grécia também pode valer uma espiada, pelo menos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário