segunda-feira, 23 de junho de 2014

Da série 'Copa no Brasil - parte 17' - Brasil nas oitavas

Confirmou-se o previsto: o Brasil classificou-se para as oitavas-de-final em primeiro lugar do grupo, mas outra vez dependendo do talento de Neymar. 

Nesta terceira rodada começa a haver quatro jogos, com dois horários. Cada horário será jogado por membros apenas de um grupo. Assim, hoje jogaram os grupos A (17h) e B (13h). Chile e Holanda jogaram no Itaquerão. Espanha e Holanda, na Arena da Baixada. Croácia e México lutaram pela vaga na Arena Recife. Por fim, o Brasil contra Camarões no Mané Garrincha, estádio de Brasília. 

Sim, houve goleada. Porém, mesmo o 4 a 1 sobre a já eliminada seleção de Camarões não convenceu a todos. Mostrou a fragilidade do sistema de defesa quando o time africano fez seu gol solitário, após o primeiro gol de Neymar (o centésimo da Copa), e por alguns minutos o Brasil levou sufoco. Enquanto isso, o México empatava com a Croácia por 0 a 0. Caso Camarões virasse o jogo, o Brasil estacionava nos quatro pontos. A Croácia ia a quatro também, com saldo de gols melhor, e o México, a cinco. 

Este era um ambiente para os adeptos da eliminação comemorarem. Paulinho e, até certo ponto, Fred, contribuíam para isso. As limitações de Camarões e a presença de Neymar mostraram a fragilidade dessa situação. O camisa 10 canarinho fez mais um aos 35 minutos, e se tornou o artilheiro deste Mundial, com quatro gols (o quarto gol de Benzema para a França contra a Suíça não foi validado, como já foi postado aqui).

Depois, já no início do segundo tempo, Fred foi oportunista e  calou os críticos com um gol. Neymar, muito visado e contundido após uma dividida forte, foi substituído por William. O Brasil, a esta altura, já estava melhor, graças a Fernandinho, que substituiu Paulinho. Ele foi o autor de quarto gol, que trouxe alívio, pois o México estava ganhando da Croácia por 3 a 0. O time europeu fez seu gol de honra aos 41 minutos do segundo tempo, garantindo o primeiro lugar para o Brasil e o segundo para o México.

Foi bom de ver? Até certo ponto, mas a dependência de Neymar pode custar caro ao Brasil.

 Neymar foi o "salvador da pátria" (Clive Brunskill/Getty Images)

A Seleção vai enfrentar mesmo o Chile, segundo do grupo B, que perdeu da Holanda em uma partida para disputa de posição - ambos estavam classificados - e os neerlandeses fizeram dois gols (Fer e Depay) no segundo tempo. Com isso, vão pegar o México. O Chile até que deu trabalho para a Holanda, e mostrou que não será fácil de bater. Muitos apostam que a velha freguesia pode ser rompida nas oitavas de final. 

Ah! Não se pode esquecer da Espanha, que goleou a Austrália por 3 a 0 e diminuiu o vexame. Villa e Fernando Torres finalmente fizeram gols. Voltam para a Espanha que já tem novo rei, Felipe VI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário