quarta-feira, 25 de junho de 2014

Enquanto isso...

O STF já está sentindo os efeitos da presidência de Ricardo Lewandowski e do novo relator do mensalão, ministro Luís Roberto Barroso. Eles negaram prisão domiciliar a José Genoíno, mas permitiram que José Dirceu faça trabalho externo. Neste último caso, somente o decano Celso de Mello votou contra. 


No Legislativo, o senador José Sarney resolveu não mais se candidatar à presidência do Senado e acena com a aposentadoria. Ele teme uma derrota, já que não possui mais o apoio de antes e está idoso (84 anos). Para quem achava que ele não ia nunca deixar a vida pública, este é um sinal de que os pessimistas podem estar errados.

A presidentA Dilma está perdendo o apoio do PTB, antigo aliado nestes 12 anos de petismo. Em compensação, os adesistas PP, PR, PSD e PMDB continuam na base. Tudo na base dos entendimentos políticos, leia-se promessas de cargos e coligações, em troca de alguns minutos na campanha eleitoral. Cresce a convicção de que um único mandato para Dilma está sendo mais que suficiente.

Fora do Brasil, as facções sunitas estão aterrorizando o Iraque, e o governo de coalizão chefiado por Nouri Maliki está relutando na idéia de nova intervenção americana, e desta vez o Irã está disposto a intervir para ajudar a população xiita, maioria no país vizinho. Há risco de conflito em toda a região, lembrando que o Iraque é vizinho da Síria, onde a guerra civil continua a fazer milhares de mortes.

Não muito longe dali, o conflito na Ucrânia parece estar longe de uma solução e Putin parece esconder parte do jogo para não fazer da Rússia um pária internacional. O governo russo quer que Kiev cesse as hostilidades contra os rebeldes do leste, na região de Donetsk, sem uma contrapartida por parte destes. Não quer, porém, apoiar explicitamente as aspirações separatistas.

Finalmente, temos uma notícia mais amena: descobriram uma estrela anã constituida de carbono, em forma de diamante. É absolutamente impossível explorar uma riqueza dessas, pois o astro está a 900 anos-luz de distância da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário