sábado, 30 de junho de 2018

Da série Copa do Mundo 2018, parte 20 - Duelos de titãs no primeiro dia das oitavas

Começaram as oitavas-de-final já com o melhor dia para quem quer ver os melhores jogadores 😄. Messi jogou contra Griezmann e Mbappé em Kazan, enquanto Cristiano Ronaldo disputou a vaga contra Suarez e Cavani em Sochi, a cidade junto ao Mar Negro onde está a delegação brasileira. 

Por coincidência, as oitavas menos interessantes são no último dia, terça-feira 😒. Isso é por causa do chaveamento já planejado meses atrás. Pensam bem diferente deste blog suíços ou suecos, colombianos ou ingleses, é claro. Croácia e Dinamarca, no segundo dia (domingo), também pode ser um sonífero para boa parte da torcida brasileira.

Na disputa dos astros, os maiores craques individuais, Messi e Cristiano Ronaldo, estavam nas equipes mais fracas, que sucumbiram às mais fortes. Ambos caíram fora da Copa.


Por capricho do destino, os dois maiores jogadores da atualidade foram eliminados da Copa no mesmo dia

Na Tartária, os argentinos aproveitaram a força ofensiva, mas com um esquema diferente, com Messi como armador. Nos contra-ataques, deu França, quando Mbappé foi derrubado dentro da área por Rojo. Griezmann converteu. Isso não abateu os sul-americanos, e no final do primeiro tempo, Di Maria, até então sumido no torneio, resolveu aparecer. E empatou. No segundo tempo, Messi aproveitou as falhas dos marcadores e passou a bola para Mercado, que virou o jogo. Parecia a redenção da Argentina, mas Pavard fez um golaço. E ele, Mbappé, apareceu para virar o jogo novamente! O goleiro Armani, do River Plate, não conseguiu segurar. O jovem astro do PSG ainda fez outro gol. Agüero ainda diminuiu, mas nos acréscimos, mostrando que os jogadores celestes, mesmo abatidos, não se entregaram. E ficou nisso: 4 a 3, no jogo que tem tudo para ser o melhor de toda essa fase. E o genial Messi sendo torturado por esse suplício de Tântalo: é a quarta Copa sem um título. Adiós, hermanos! Adiós, Messi!

O jovem francês do PSG é candidato a revelação da Copa na Rússia (Getty Images)


Uruguai e Portugal, portanto, já sabiam quem será o adversário das quartas-de-final. Em jogo também tenso, e com a preocupação adicional de possíveis ataques terroristas - pois Sochi é a cidade mais próxima da Ásia Ocidental, vulgo Oriente Médio, e das repúblicas islâmicas separatistas como a Chechênia - o Uruguai conseguiu abrir o placar após ligeira superioridade lusa, com Cavani, em jogada coordenada com Suárez. No segundo tempo, Portugal resolveu ser mais objetivo e empatou, com o famigerado Pepe - cujo comportamento, a exemplo do "mordedor" Suárez, melhorou bastante - mas o mesmo contribuiu negativamente para Cavani desempatar. O astro do PSG acabou saindo por lesão e viu o seu time tomar sufoco, precisando agir puramente na defensiva contra a pressão lusitana. Por sorte, os jogadores europeus não capricharam, CR7 não brilhou, e Portugal está fora.

Cavani, como Mbappé, joga no PSG. Ambos continuam na Copa, enquanto CR7 cai fora (Jorge Silva/Reuters)

Veremos França x Uruguai, nas quartas-de-final. Para este último, será melhor, muito melhor, se Cavani estiver em condições de jogo. Enquanto isso, Messi e CR7, postos fora da Copa, viram alvo de meme. Pelo menos, a estrela portuguesa dificilmente perderá a Bola de Ouro, mesmo se Mbappé, Lukaku, Harry Kane ou Neymar levarem seus times para a glória em Moscou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário