segunda-feira, 4 de junho de 2018

Da série 'Mondo Cane', parte 55 - Logotipos horríveis, toscos e estranhos

Muita gente não consegue se acostumar ao logotipo da Copa na Rússia em 2018. Isto é questão de opinião. 

O logotipo possui muito mais significado do que eles conseguem captar: representa, ao mesmo tempo, a conquista do espaço representando uma versão estilizada da nave Sputnik, as estrelas representando a magia da conquista, as cores da cultura russa - vermelho, preto, amarelo e azul - e duas figuras humanoides, uma com os "braços" abertos em triunfo e outra abraçando as estrelas. 

Contudo, colocar muitas alegorias num só símbolo pode gerar confusão e o risco de não transmitir nenhuma mensagem, ou pior, dar margem a interpretações equivocadas ou simplesmente jocosas como "parece um barbeador". Para mim, parecia algo bem mais sinistro: a carcaça de um alienígena exibindo a carne vermelha e a gordura amarela, com o cérebro azulado. As figuras humanoides são fantasmas mergulhados em sangue derramado pelos diversos governos do país, todos tirânicos. E as cores vermelha e amarela lembram a antiga bandeira da União Soviética. 

O logotipo da próxima Copa foi muito elogiado pelos profissionais de marketing, mas boa parte das pessoas normais simplesmente torceu o nariz

Especulações à parte, outros logotipos também não agradaram, por serem horríveis, estranhos ou simplesmente toscos:


Representando os logotipos horríveis, estão os símbolos da Copa passada, a "da vergonha" e da Olimpíada de Londres em 2012. 

O famigerado logotipo da Copa de 2014 (Brasil) mostrou que 7 a 1 foi pouco
Um dos melhores Jogos Olímpicos, representado por um dos piores logotipos: foi comparado a um monte de cacos ou a Lisa Simpson (o "0" e o "2" juntos) fazendo coisas impróprias

Exemplo de marcas toscas são as da Kumon, com uma carinha mal desenhada, de traços infantis e com ar inexpressivo, distante e até mesmo estúpido. Isso está em franca contradição com os valores da escola para facilitar o aprendizado da matemática. 

A escola Kumon (Japão) quer que todo mundo aprenda matemática facilmente, mas o "personagem" visto aqui parece incapaz de aprender qualquer coisa

E a Microsoft, então? O lema era simplificar, mas neste caso a simplificação foi exagerada, a ponto de parecer obra de alguém sem criatividade nem compromisso com a empresa. 

O logo da Microsoft (Estados Unidos) é inspirado nos antigos, porém bem mais simplificado, parecendo valorizar um dos produtos da empresa de Bill Gates - o velho Paint - em sua concepção

E os logotipos estranhos são os abaixo, representando toda sorte de bizarrices: 

Queijaria Lourenço e Filhos (Portugal); os menos atentos vão pensar na pobre ovelha vítima de suposta 'zoofilia'



Junior Jazz Dance Classes (Estados Unidos), ou, eu só estou vendo o corpo de uma mulher, e não duas pessoas dançando






Dick Clark Productions (Estados Unidos): parece mesmo com o tal Dick
A-Style (Itália), marca de confecções ou outra coisa menos discreta?
Dirty Bird Fried Chicken (Grã Bretanha): este pássaro parece bem sujo, assim como o pensamento de quem vê esta marca
Clínica Dental San Marcelino (México): um tratamento dental com algo a mais...
OGC (Grã Bretanha): esta marca foi abandonada por não representar bem a seriedade do Escritório de Comércio Governamental do Reino Unido (por motivos óbvios, ou quer que eu vire o desenho em 90 graus?)
Catwear (Estados Unidos): vendo as "gatas" em um ângulo diferenciado

Kudawara Pharmacy (Japão): SEM COMENTÁRIOS!
Catholic Church's Archidiocesan Youth Commission (Estados Unidos): será que o papa Francisco sabe da existência dessa marca?
China Restaurant (Estados Unidos): é um sol enfeitando um templo ou outra coisa bem menos poética?
Mont-Sat (Polônia): uma anteninha bem feliz (e bem dotada)
Locum (Suécia): parecia uma boa ideia colocar um coração no lugar do "o", mas não é mesmo!
Arlington Pediatric Center (Estados Unidos): uma marca que foi logo retirada em nome da reputação desta clínica
Kids Exchange (Estados Unidos): eis aí o que acontece quando não se usa o espaço entre as palavras!
Megaflicks: mais uma marca manchando a fama das empresas americanas; é fácil ler errado aqui por causa do "L" e do "I" bem juntos...

A Opentable (Estados Unidos) é uma empresa respeitada de reserva para restaurantes; sua marca deveria simbolizar uma pessoa e uma mesa vistas de cima, mas parece um espermatozoide sem cauda e um óvulo

Reação de quem entendeu mal todos os logotipos acima

Nenhum comentário:

Postar um comentário